ENCONTRO “STAR” STreet ARt” em Arcugnano

“Desde novembro de 2019, e, em colaboração com a ALDA, o Município de Arcugnano promove o projeto europeu “STreet ARt project”, cofinanciado pelo Programa Europa para os Cidadãos da União Europeia, com o objetivo de construir uma rede de cidades europeias para promover a arte urbana como uma ferramenta para aumentar a participação dos cidadãos. O projeto pretende, pois, entre outros aspetos, criar relação entre pessoas de diferentes culturas; regenerar áreas deprimidas e abandonadas, enquanto também reduz a marginalização.
O projeto envolve entidades de 14 países europeus, tais como: Albânia, Bósnia e Herzegovina, República Checa, França, Itália, Kosovo, Letônia, Portugal, Polônia, Romênia, Sérvia, Eslovênia, Alemanha, Holanda.  De 21 a 23 de julho de 2021, o Município de Arcugnano irá acolher o primeiro evento internacional organizado no âmbito deste projeto: dois dias de troca de experiências e reflexões sobre o papel da arte urbana na construção de comunidades europeias mais inclusivas e criativas.

O evento assume uma forma híbrida, que conta com a participação presencial de nove delegações europeias parceiras do projeto oriundas da Bósnia e Herzegovina, França, Itália, Kosovo, Letônia, Portugal, Romênia, Eslovênia e Holanda. As cinco delegações europeias restantes da Albânia, Alemanha, Sérvia, República Tcheca e Polônia, participarão no evento internacional online devido a restrições impostas em cada um destes países, que os impedem de viajar para o exterior.

No que se refere ao evento, no primeiro dia 21 de julho, o Município de Arcugnano e a sua comunidade darão as boas-vindas aos parceiros europeus do “projeto STreet ARt” e o projeto será apresentado oficialmente à comunidade. No segundo dia, pelas 11h30, será realizada uma conferência pública na Câmara Municipal de Arcugnano. A conferência incidirá sobre a importância e o impacto da arte urbana na regeneração de áreas deprimidas e na promoção da inclusão social em jeito de investigação e reflexão conjunta.

Haverá peritos sobre o tema que participarão nesta conferência como, por exemplo:
Antonio Ceccagno – especialista italiano em arte urbana;
Luis Gomez – artista urbano de reputação internacional.

Por fim, será organizada uma troca de ideias e refletiremos sobre como a arte urbana pode contribuir para a regeneração de um território e estimular a participação cívica. A conferência é dirigida a organizações artísticas e culturais da sociedade civil, estudantes e a jovens de forma geral. Os participantes farão um tour pelos murais da cidade, após a conferência. Ao longo dos 2 dias de evento, o Município acolherá adicionalmente uma residência artística na qual o artista urbano internacional Luis Gomez irá criar um mural nas paredes da escola local.
A participação na conferência é gratuita (sujeito a disponibilidade). Pode inscrever-se através do seguinte formulário: https://forms.gle/Jofgyet76y6VdGNj8