Séminaire Jeunesse Euro-méditerranéenne et engagement
O Clube Intercultural Europeu esteve representado através do seu presidente, o Sr. José Brito Soares e do Bruno, trabalhador do Clube, num seminário realizado em Rabat – Marrocos, denominado por “Jeunesse Euro-méditerranéenne et engagement” organizado pelo nosso parceiro CEMÉA National, durante os dias 29 de outubro e 2 de novembro.
Este encontro teve a participação de 55 profissionais da área da formação e trabalho com jovens, pertencentes à rede de associações CEMÉA e de alguns parceiros estratégicos, no qual o CLUBE está incluído, representativos da bacia mediterrânica. Assim, a diversidade da origem dos participantes era notória, sendo 33 oriundos da França (incluindo a Ilha de Martinica), 5 de Marrocos, 3 da Itália e 2 participantes por cada país representado (Espanha, Alemanha, Portugal, Argélia, Tunísia e Palestina). Este facto levou a que existisse uma variedade de saberes e experiencias que levaram a que o resultado final deste seminário atinge-se um nível de excelência.
Os workshops realizados, sobre temas internos do CEMÉA foram dinamizados através das práticas partilhadas pelos diversos participantes e tiveram como temas:
- A formação dos intervenientes sobre a educação não formal;
- Voluntariado: Conhecimento, práticas e o reconhecimento da utilização da educação não formal;
- Formação e capacitação de activistas associativos como parte estruturante da sociedade e do público em geral;
- Encontros internacionais de jovens e solidariedade internacional.
Foi realizada uma visita cultural ao mausoléu de Mohamed V, ao porto de pesca de Rabat e à Medina. O jantar nesse dia foi livre e em locais com comida típica marroquina.
A noite intercultural também foi uma realidade, com a apresentação de diversos produtos das diferentes regiões e países de proveniência dos participantes. Destacamos a actuação do grupo italiano que nos primou com uma performance ao vivo (violino e viola) de músicas e danças da Europa.
Existiram ainda visitas a várias instituições marroquinas dedicadas ao trabalho com jovens, na qual destacamos a “Association Marocaine de Petits Débroillards” que organizou todo este seminário, com o objectivo de se conhecer as metodologias de trabalho aplicadas naquele país e em diversos contextos.
Estas visitas levaram a momentos de reflexão em pequenos grupos de trabalho, com o objectivo de se utilizarem as conclusões atingidas sobre diversos tópicos em futuras intervenções que a rede CEMÉA venha a fazer neste território ou em territórios com especificidades idênticas na bacia do Mediterrâneo.