Os 10 lugares favoritos do David
Aqui está o meu topo 10! Aqui não aparece, mas também quero indicar a zona das Olaias, formada pelos bairros Joao Nascimento de Costa e Carlos Botelho, pois é onde decorre o meu estágio e é um lugar para mim cheio de experiências e aprendizagem.
Alfama
As escadinhas de São Miguel, o miradouro das Portas do Sol, o Panteão Nacional, Casa dos Bicos, Feira da Ladra… O bairro de Alfama é para mim o bairro com mais essência de Lisboa. Passear e perder-se pelas ruas é a melhor maneira de descobrir lugares escondidos das rotas turísticas. É também recomendável desfrutar as suas ruas ao entardecer e pela noite.
Tejo Bar
Falando do Bairro de Alfama, pela noite estive duas vezes neste bar com companheiros/as de estágio. Mesas e cadeiras de madeira, uma parede decorada com todo o tipo de guitarras e pessoas que ali vão tocar e cantar música num ambiente familiar e autêntico!
Mouraria
Junto a Alfama, foi o bairro que ficou mais bem conservado em Lisboa depois do terremoto de 1755. O mural “Fado Vadio”, as ruas estreitas, as escadinhas… Hás sextas-feiras no verão gosto de assistir a algum dos concertos pela tarde na associação “Renovar A Mouraria”, é muito fixe!
Rua da Bica
O seu ambiente pela noite, o elétrico e as casas bonitas fazem desta rua algo especial. Quase sempre começamos a noite por aqui, pois há muita gente na rua e é barato! Recomendo o “Let´s Rock Café”, boa musica e pessoas agradáveis.
Miradouro Nossa Senhora do Monte
O ponto mais alto da cidade, para mim foi uma agradável surpresa desfrutar o entardecer ali. Caminhar a ladeira a cima teve a sua recompensa!
Bairro Padre Cruz
Bairro cheio de espetaculares grafites, é o maior bairro social da Península Ibérica e é cada vez mais conhecido por ser um espaço em que se comunica através da arte. Fiquei surpreendido!
O rio Tejo, a Ponte 25 de Abril e a estatua Cristo Rei
Não sei porquê, mas com esta imagem fico encantado. Se calhar representa para mim num pequeno espaço, uma parte importante de Lisboa. A ponte 25 de Abril, o reflexo do sol no Tejo, a vista da estatua do Cristo Rei ou de Lisboa… Recomendo muito desfrutarem das paisagens do lado de Lisboa ou então cruzar o Tejo e contemplar-las aos pés da estatua do Cristo Rei.
Costa da Caparica
Muito perto de Lisboa está a Costa da Caparica. Eu tenho desfrutado muito deste lugar passeando pelas dunas de areia, fazendo surf ou vendo a pesca artesanal xávega. Uma dica: Sai na última paragem do autocarro e depois caminha ao longo da praia ou apanha o pequeno comboio (quase de brincar) que ali existe.
Praia da Ursa
Não é Lisboa mas entre Sintra e Cascais, esta praia selvagem é um espetáculo. Levou-nos algum tempo a encontrar a maneira de descer, porém o difícil acesso garantiu-nos uma aventura! Sem palavras, somente vai e olha.
Recreativa dos Anjos
Este é um lugar agradável para jantar barato e ao mesmo tempo conhecer pessoas, pois é prática comum partilhar a mesa com desconhecidos. O lugar é uma garagem convertida em uma cantina e centro social, o que é bastante peculiar.