Olá! Eu sou o David, estagiário no Clube
Olá! O meu nome é David, tenho 25 anos, sou de Lugo (na Galiza, Espanha) e estou a fazer um estágio aqui em Lisboa no Clube Intercultural Europeu através do Projeto Galeuropa Lisboa 2016, o qual irá decorrer durante os próximos quatro meses.
Se calhar pela similitude da língua galega com a portuguesa, pelo facto de morar perto do oceano Atlântico ou até inclusive pelo facto de que cresci numa cidade a beira do rio Minho (que desemboca na fronteira com Portugal) sempre senti alguma vinculação com Portugal, assim que fico muito contente de estar aqui a viver esta experiência. Lisboa é uma cidade muito bonita; eu gosto de descobrir os diferentes bairros, de ir à praia e de assistir as diferentes atividades e eventos culturais.
Sou uma pessoa tranquila e às vezes um bocado reservada, mas gosto de partilhar momentos com as pessoas e de levar uma vida ativa. Sempre gostei de fazer desporto, e desde que tinha oito anos ata os 23 aproximadamente joguei a basquetebol. Nesses anos aprendi muito do significado do trabalho em equipa, a ter mais capacidade de esforço e a conhecer-me melhor. Eu também sempre gostei da natureza, de estar com os amigos e família, conhecer gente nova, viajar e tratar de compreender melhor o mundo no que vivemos.
Tirei uma licenciatura em sociologia na universidade, e um dos factos mais relevantes na minha vida foi quando cursei um ano no estrangeiro através do programa Erasmus em Chipre. Conheci gente incrível e muito interessante de todas as partes do mundo, diverti-me muito, aprendi uma nova língua, descobri cantinhos da natureza maravilhosos e inclusive aprendi a compreender melhor a política internacional devido a situação do país.
Assim terminei a faculdade, fiquei indeciso perante o que fazer no meu futuro profissional. Foi ai que o fato de poder participar numa experiência de voluntariado em Equador durante cinco semanas, através da universidade e de uma associação, marcou claramente que eu quisesse especializar-me no âmbito da cooperação internacional, a gestão de projetos sociais, o desenvolvimento local e a política pública.
Depois disso estive a fazer estágios de curta duração em diferentes países (Espanha, Reino Unido, Bélgica), trabalhei noutros âmbitos profissionais sempre na procura de voltar a fazer o que mais gosto e foi ai que encontrei a oportunidade de vir a Lisboa a estagiar no Clube Intercultural Europeu.
As tarefas que estou a desenvolver agora centram-se na gestão de candidaturas ao Erasmus +, o apoio durante os intercâmbios europeus de jovens que o Clube promove em Lisboa, a preparação de jovens para experiências de mobilidade e o acompanhamento e suporte nas diferentes atividades comunitárias desenvolvidas pela associação.
O que mais gosto do meu estágio no Clube é a possibilidade de conhecer e apoiar tanto a parte mais de trabalho de secretária como as atividades locais desenvolvidas com crianças e jovens. Eu acho que esta experiência vai ser muito interessante para continuar a adquirir competências e conhecimentos, poder aprender português, desfrutar deste bonito país/cidade e conhecer gente muito diferente.