Apresentação do Projecto PA-REDES
PA-REDES visa criar um espaço inclusivo vocacionado para o desenvolvimento social e comunitário através da criatividade, da arte e da valorização da identidade local, um projecto de arte em contexto social e local.
Financiado pelo Programa PARTIS – Fundação Calouste Gulbenkian e promovido pelo Clube Intercultural Europeu, a associação de moradores “Viver Melhor no Beato” e a AAAFBL – Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, este projecto conta com uma alargada rede de parceiros transversal às diversas áreas de intervenção: social, comunitária, educativa e artística.
O projecto PA-REDES pretende intervir nos bairros João Nascimento Costa e Carlos Botelho (Lisboa, freguesia do Beato) ao longo de 18 meses envolvendo e transformando a comunidade através de várias linhas de acção:
-
Decisão e participação comunitária: contribuindo ao desenvolvimento comunitário, a fortalecimento dos laços e à participação activa dos/as moradores/as.
Actividades a decorrer: Assembleias de moradores/as e reuniões de consórcio.
Datas: Fevereiro 2016 – Julho 2017.
-
Levantamento das memórias comunitárias: fomentando o sentimento de pertença e a identidade do território.
Actividades a decorrer: recolha de fotografias, documentos e testemunhos (escritos, vídeo, Web rádio).
Datas: Março – Julho 2016.
-
Formação e capacitação artística dos/as moradores/as: promovendo competências pessoais e sociais, o desenvolvimento da criatividade e o acesso à cultura.
Actividades a decorrer: Workshops artísticos e exposições.
Datas: Março – Julho 2016.
-
Criação de peças artísticas e murais: atribuindo ferramentas que permitam aos participantes reivindicar as suas identidades pessoais e colectivas e a reabilitação estética dos bairros.
Actividades a decorrer: elaboração participada das imagens e criação dos murais no espaço urbano.
Datas: Agosto – Novembro 2016.
-
Capacitação de futuros guias e dinamizadores locais: promovendo a capacitação profissional, a criação de emprego e aproximação de novos públicos ao território.
Actividades a decorrer: capacitação em marketing, turismo e dinamização comunitária.
Datas: Fevereiro – Maio 2017.
-
Dinamização do espaço e do projecto: promovendo a sua sustentabilidade, activando a economia local e combatendo formas de estigmatização.
Actividades a decorrer: roteiros guiados, criação do mapa turístico e publicidade.
Datas: Maio – Junho 2017.